8º Concurso de de Desenho e Redação da CGU tem apoio do OSB

01 de agosto de 2016 21:28

Em 2016, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, com apoio do Observatório Social do Brasil, da Receita Federal e do Instituto Sicoob, a 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país, sendo divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”.

A inscrição eletrônica (meio digital) da escola e dos trabalhos é obrigatória e deverá ser realizada até 30 de setembro de 2016, por formulário eletrônico específico

Capacitação para professores

Nessa 8ª edição o tema faz referência a um programa, desenvolvido pela CGU em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, que aborda assuntos relacionados ao desenvolvimento da autoestima, valorização das diferenças, organização do Estado, democracia, cidadania e participação social.

Está disponível um curso de capacitação a distância, gratuito, denominado ‘Um por todos”, no site da ENAP – Curso Virtual Um por todos!, no qual o professor poderá se inscrever para melhor conhecer o tema a ser trabalhado com os alunos e a comunidade escolar.

Trabalhos premiados

Inspirada no tema Pequenas Corrupções – Diga Não!, a edição 2015 do Concurso de Desenho e Redação mobilizou de cerca de 500 mil alunos e 17,3 mil professores, em mais de 2,5 mil escolas públicas e privadas de todo o país. A CGU recebeu cerca de 12 mil trabalhos.

Os primeiros colocados de cada categoria receberam certificado de premiação e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharam um leitor de livro digital (e-Reader).

Confira, clicando aqui, os links para as melhores redações.

Para mais informações e detalhes técnicos acesse portalzinho.cgu.gov.br/concursos/8.o-concurso-de-desenho-e-redacao-da-cgu

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail desenhoeredacao@cgu.gov.br

Com informações da CGU

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Sorocaba

O OSB Sorocaba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, parte de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública de nossa cidade.

Rua: Artur Caldini, 602, setor B, Jardim Saira, Sorocaba, SP
CEP: 18085-050
Telefone: (15)99153-7851
E-mail: sorocaba@osbrasil.org.br