governanca-e-tema-do-primeiro-dia-do-2o-congresso-pacto-pelo-brasil

Entre os dias 20 e 23 de agosto de 2018, o Observatório Social do Brasil (OSB), juntamente a instituições parceiras realizam, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil, no Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba-PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento tem Inscrições Gratuitas, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br.

Dia 20 será o “Dia da Governança”. O horário da tarde, das 13h30 às 17h30, terá enfoque nas Novas Medidas Contra a Corrupção e na campanha Unidos Contra à Corrupção. Lançado pela Transparência Internacional, o pacote das Novas Medidas é formado por 70 propostas legislativas (projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções), divididas em 12 blocos.

Unidos Contra Corrupção

A elaboração do documento, que já é considerado o maior pacote anticorrupção do mundo, contou com a participação de mais de 370 instituições e de 200 especialistas. Também foi realizada uma consulta direta à população, através da plataforma Wikilegis, que contou com a participação ativa de 912 usuários cadastrados, que fizeram 379 sugestões às novas medidas.

A campanha Unidos Contra a Corrupção é promovida por uma coalizão de organizações e movimentos da sociedade civil, sem vínculos partidários, da qual o Observatório Social do Brasil faz parte. Tem como principal foco transformar o pacote de medidas em tema de debate eleitoral e consequentemente, estimular que o eleitor priorize candidatos que endossem as medidas.

À noite, das 19h às 21h, para a abertura oficial do evento, preparamos um painel com Lideranças Femininas no Enfrentamento à Corrupção, com presenças de autoridades no assunto e mediado pela jornalista Sonia Bridi.

Duas das participantes confirmadas para este diálogo são a Cláudia Taya – Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, e a Neha Das, Gerente de Governança e Anticorrupção do Escritório de Nova York do Pacto Global da ONU.

O EVENTO

 Anualmennte o OSB realiza o Congresso Pacto Pelo Brasil. Um evento de projeção nacional que reúne especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social. Formulando proposições para a eficiência da gestão pública e para o enfrentamento à corrupção.

A 2ª edição do evento pretende apresentar boas práticas e expor soluções direcionadas para a eficiência do setor público. Pretende também formular ações colaborativas e propositivas em favor do Pacto Pelo Brasil. Além disso, este ano, durante o congresso, será comemorado o 10º aniversário do Observatório Social do Brasil

Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil tem co-realização da Alliance for Integrity, Pacto Global – Rede Brasil, Transparência Internacional (TI), Code For Brazil, Open Knowlege, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e já conta com importantes parceiros como: Sistema Fiep, Itaipu Binacional, Micro Power, Sebrae, Class Solutions, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Bolsa Brasileira de Mercadorias.

SERVIÇO:

2º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 20 a 23 de agosto de 2018 (segunda à quinta-feira)
Hora: 20/08 – 14h (início) | 19h (abertura oficial) | Demais dias – das 8h30 às 17h
Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80215-090
Inscrições: Gratuitas

Programação e mais informações: www.pactopelobrasil.org.br | 41 3307-7052

Por Comunicação OSB

Felipe Alves
Gabrielle Russi
Anderson Nicoforenko

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Sorocaba

O OSB Sorocaba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, parte de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública de nossa cidade.

Rua: Artur Caldini, 602, setor B, Jardim Saira, Sorocaba, SP
CEP: 18085-050
Telefone: (15)99153-7851
E-mail: sorocaba@osbrasil.org.br