“Integridade” é tema do segundo dia do 2º Congresso Pacto pelo Brasil

31 de julho de 2018 18:45

Veja outras publicações das mesmas tags:

Entre os dias 20 e 23 de agosto de 2018, o Observatório Social do Brasil (OSB), juntamente a instituições parceiras realizam, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento tem Inscrições Gratuitas, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br.

Dia 21 será o “Dia da Integridade”. A programação contará com casos de sucesso na prática do Compliance e prevenção à corrupção na iniciativa pública e privada e ações coletivas para alavancagem do Pacto Pela Integridade no meio empresarial.

A abertura do dia será às 9h, com uma palestra do Coordenador do Grupo de Trabalho Anticorrupção do Pacto Global da ONU e Chefe de Compliance da Siemens, Reynaldo Goto. O primeiro painel, que acontece das 9h30 às 11h30, é “Apresentação de casos de sucesso na prática do Compliance e prevenção à corrupção na iniciativa privada”.

Algumas empresas já confirmadas para este diálogo são Instituto Ética Saúde, com o presidente Gláucio Libório; Neo Energia, representada pelo auditor interno Juliano Berton Da Silva; Grupo Criarq, com a Sócio-fundadora Elisabete Santos, e 3M, pela Líder da América Latina de Compliance e Conduta Empresarial, Roberta Kanawaty Paolon. A mediação será feita pela Advogada e professora especialista em Global Compliance, Governança Corporativa, Direito Empresarial e Contratos, Juliana Oliveira Nascimento.

Das 14h às 15h30, acontece o painel “O compliance no setor público”, mediado por Letícia Sugai, Sócia-Fundadora da empresa Veritaz – Gestão de Riscos e Compliance. Um dos nomes confirmados para a conversa é Emerson Melo, Sócio na KPMG no Brasil.

Das 15h30 às 17h30 acontece uma mesa redonda de Cooperação no planejamento de ações coletivas para alavancagem do Pacto Pela Integridade. Um nome nomes confirmado para bate-papo é Reynaldo Goto. Também haverá a presença de algum membro da Alliance For Integrity. A mediação será realizada por Gilberto Socoloski, Analista Técnico do Sebrae Nacional.

Roberta Codignoto, da Alliance For Integrity, considera que há muito o que ser debatido e esclarecido sobre o tema integridade e transparência. “A população, apesar de bombardeada com notícias sobre corrupção e mal-uso de verbas públicas, muitas vezes não compreende toda a extensão dos efeitos destas práticas nefastas.”

Para Reynaldo Goto mais do que um modismo, esses pontos são fundamentais para o reestabelecimento das relações institucionais que por vezes foram sequestradas para interesses individuais. “O engajamento da população pode-se dar de diversas maneiras, através das organizações sociais, iniciativa privada, novas tecnologias e aprimoramento do arcabouço legislativo”, comenta.

 

O EVENTO

Anualmente o OSB realiza o Congresso Pacto Pelo Brasil. Um evento de projeção nacional que reúne especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social. Formulando proposições para a eficiência da gestão pública e para o enfrentamento à corrupção.

A 2ª edição do evento pretende apresentar boas práticas e expor soluções direcionadas para a eficiência do setor público. Pretende também formular ações colaborativas e propositivas em favor do Pacto Pelo Brasil. Além disso, este ano, durante o congresso, será comemorado o 10º aniversário do Observatório Social do Brasil

Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil tem co-realização da Alliance for Integrity, Pacto Global – Rede Brasil, Transparência Internacional (TI), Code For Brazil, Open Knowlege, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e já conta com importantes parceiros como: Sistema Fiep, Itaipu Binacional, Micro Power, Sebrae, Class Solutions, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Bolsa Brasileira de Mercadorias.

 

SERVIÇO:

2º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 20 a 23 de agosto de 2018 (segunda à quinta-feira)

Hora: 20/08 – 14h (início) | 19h (abertura oficial) | Demais dias – das 8h30 às 17h

Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80215-090

Inscrições: Gratuitas

Programação e mais informações: www.pactopelobrasil.org.br | 41 3307-7052

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Sorocaba

O OSB Sorocaba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, parte de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública de nossa cidade.

Rua: Artur Caldini, 602, setor B, Jardim Saira, Sorocaba, SP
CEP: 18085-050
Telefone: (15)99153-7851
E-mail: sorocaba@osbrasil.org.br