No dia Nacional do Voluntariado do Observatório Social do Brasil (OSB) parabeniza cidadãos que atuam pelos OS

25 de setembro de 2017 11:34

Celebração não deixa de ressaltar importante parceria institucional com o CFC, fundamental na criação dos OS e consolidação da Rede OSB.

Nesta segunda-feira (28) é comemorado, em todo o País, o Dia Nacional do Voluntariado e, para celebrar essa data, o Observatório Social do Brasil (OSB) parabeniza a todos os cidadãos de bem, que amam o Brasil de verdade e se voluntariam pelos observatórios sociais em todo o país, com ações de controle social, educação fiscal e cidadania, por uma sociedade mais ética e mais justa.

O OSB não pode deixar de valorizar, nessa ocasião, um parceiro institucional indispensável, que lidera um importante programa de voluntariado responsável pela atuação de inúmeros profissionais contábeis junto aos observatórios sociais: o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que desde 2008 mantém o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), estendendo os parabéns aos mais de 7 mil profissionais da contabilidade que prestam serviços à sociedade por meio das ações do PVCC.

O Programa visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. O PVCC está dividido em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, Educação Financeira, Doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso e Ações Locais de Voluntariado.

O integrante da Comissão Nacional do PVCC Pedro Gabril, que acompanha o programa desde a sua criação, afirma que “a classe contábil entrou, definitivamente, para o mapa da Responsabilidade Social”.

Gabril lembra o crescimento dos Observatórios Sociais (OS) no País. “O CFC foi um dos protagonistas na criação dos OS, que consolidaram uma rede de observatórios sociais que monitoram a gestão pública nos municípios do Brasil”, pontua.

Atualmente, o número de Observatórios chega a 120, em 19 estados brasileiros. “Os profissionais da contabilidade estão cada vez mais sensibilizados e cientes da importância do voluntariado”, destaca Gabril.

Já a coordenadora nacional do PVCC e conselheira do CFC, Vânia Labres, parabeniza o trabalho da comissão nacional e das comissões regionais: “Ao longo desses nove anos, as comissões têm firmado importantes parcerias sempre focadas com o objetivo do programa, que é sensibilizar os profissionais sobre a importância das ações de voluntariado”.

Para o vice-presidente Joaquim Bezerra, o trabalho do PVCC foi além do esperado. “Desde que foi criado, o Programa criou forma, vem atuando em benefício do cidadão e apresentando para a sociedade um profissional capacitado a contribuir com planejamento e orçamento familiar, tudo isso sem cobrar nada”, destacou Bezerra.

A comissão gestora nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil é formada por Marcelo Roberto Monello, Luiz Antonio Ochsendorf Leal, Rosemary Mendes Faria, Vânia Labres da Silva, Iara Luisa Santana Dórea, Pedro Gabril Kenne e Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e é coordenada por Vânia Labres.

Para saber mais sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e as ações que são realizadas nos quatro subprogramas, acesse: http://voluntariadocontabil.cfc.org.br.

Com informações de Fabrício Santos
Via Comunicação CFC

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Sorocaba

O OSB Sorocaba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, parte de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública de nossa cidade.

Rua: Artur Caldini, 602, setor B, Jardim Saira, Sorocaba, SP
CEP: 18085-050
Telefone: (15)99153-7851
E-mail: sorocaba@osbrasil.org.br