Força Tarefa Cidadã

Cada ação dentro do Sistema OSB tem um propósito olhando para o futuro. Atua sempre pensando no melhor para a população, de forma a construir soluções perenes. A Força Tarefa Cidadã surge também dentro deste propósito.

A Força Tarefa Cidadã nasce em meio à pandemia do novo coronavírus pela premente necessidade da transparência nas compras públicas, que foram flexibilizadas (dispensadas do processo licitatório) pela Lei 13.979/2020, atendendo à emergência do melhor e mais rápido atendimento à saúde da população.

Consiste num conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos que participam do Sistema Observatório Social do Brasil, com foco na disponibilização de todas as informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios e estados no enfrentamento ao covid-19.

De forma inédita no Brasil, o trabalho está sendo realizado de forma integrada com os Órgãos Oficiais de Controle, que integram as chamadas REDES DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA nos Estados, compostas por entes como os Tribunais de Contas da União e dos Estados, a Controladoria Geral da União, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, entre outros.

25 de março de 2022 07:45

A FORÇA DA UNIÃO JÁ EM 2021

O Projeto já atinge números extraordinários ainda em sua primeira fase de operação que consiste no cadastro dos auditores voluntários, análises primárias padrão de portais da transparência municipais, além da coleta de dados iniciais que irão gerar indicadores para o relatório a ser apresentado em 2022.2.500Cidades analisadas em 2021250Voluntários+5.000Processos licitatórios verificadosASSISTA AQUI O PAINEL FORÇA TAREFA CIDADÃ – SEMANA DE REFELXÕES 2021 DO OSB

A FORÇA QUE VEM DAS PESSOAS

O Voluntariado nos move, o desejo de um país melhor nos move, a vontade por cidades melhores nos move, a busca por ética, integridade, transparência e a melhor aplicação de recursos nas gestões públicas municipais nos movem. Esse propósito, alinhado aos valores do Sistema Observatório Social do Brasil, nos move também a convidar você a ser um CIDADÃO AUDITOR VOLUNTÁRIO DA FORÇA TAREFA CIDADÃ.

FAÇA PARTE DA MUDANÇA QUE QUEREMOS E ESTAMOS FAZENDO POR NOSSAS CIDADES, POR NOSSOS FILHOS E NETOS.

Cadastre-se aqui

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Sorocaba

O OSB Sorocaba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, parte de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública de nossa cidade.

Rua: Artur Caldini, 602, setor B, Jardim Saira, Sorocaba, SP
CEP: 18085-050
Telefone: (15)99153-7851
E-mail: sorocaba@osbrasil.org.br